Indaial se torna mais uma referência em treinamentos para resgate técnico vertical
Os bombeiros voluntários de Indaial foram credenciados para receber e promover cursos de capacitação em parceria com a Task, empresa que desenvolve e fabrica equipamentos de resgate vertical. Os primeiros cursos a serem ofertados serão os do sistema College, N1 e resgate técnico vertical avançado. A parceria foi oficializada sábado (31.agosto) durante o Task Rescue Camp, evento inédito no Brasil e realizado na corporação do Médio Vale do Itajaí.
Para ofertar os cursos com a chancela da Task a corporação construiu uma arena de treinamentos e recebeu equipamentos de última geração da empresa parceira. De acordo com o comando, a cooperação com a empresa, que é referência na América Latina em engenharia e capacitação no seu segmento de atuação, vai propiciar também aproximação com a Escola de Bombeiros do Texas e a Fire School, ambas representadas no Brasil pela Task.
“O objetivo principal é melhorar a qualidade técnica dos bombeiros voluntários de Indaial e de Santa Catarina.” ( Evandro Vinotti, comandante do BV Indaial)
O conjunto de ações pretende transformar os bombeiros voluntários de Indaial em um centro de referência em certificação na área, bem como garantir sustentabilidade financeira ao seu núcleo de ensino e instrução. A corporação pretende aproveitar o know how para atender a demanda por qualificação do mercado em geral, além de outras instituições que atuam com resgate e salvamento. “O objetivo principal é melhorar a qualidade técnica dos bombeiros voluntários de Indaial e de Santa Catarina”, observou o comandante Evandro Vinotti.
Em campo
O Task Rescue Camp, evento que teve como tema inspirar pessoas a trabalhar com segurança e salvar vidas, marcou o início da parceria da Task com os bombeiros voluntários de Indaial — e que a partir de agora será realizado anualmente na unidade —, reuniu 480 participantes, entre eles bombeiros voluntários das corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), bombeiros militares, bombeiros profissionais civis, técnicos e engenheiros de segurança no trabalho, profissionais liberais da área de atividade em altura com o propósito de apresentar as novas tecnologias e tendências para a área de resgate urbano e industrial.
Foram realizadas diversas oficinas onde os equipamentos e técnicas eram demonstrados e aplicados por alguns participantes. O bombeiro voluntário de Concórdia, Paulo Sérgio Leão, observou que o evento foi de extrema importância para a qualificação técnica dos bombeiros e demonstra, também, o crescimento das filiadas a ABVESC. “A parceria da corporação de Indaial com a Task beneficia todos os bombeiros voluntários”, disse. “Aprendemos técnicas novas, conhecemos equipamentos magníficos que serão utilizados no atendimento às ocorrências.”
O líder de equipe da corporação de Indaial, Rafael Tanner, por sua vez, observou que a participação em evento focado em sistemas, uso de cordas e equipamentos de resgate em altura é de suma importância para os bombeiros operacionais. “Precisamos atualizar técnicas e acompanhar a inovação dos equipamentos para que possamos dar resposta cada vez mais rápida a quem precisa”, disse.
Com reportagem de Rafael Tanner Fotografia: Jéssica Lays
Compartilhe este artigo:
Categorias
- Arabutã — BV 12
- Araquari — BV 38
- Ascurra —BV 32
- Balneário Barra do Sul — BV 25
- Balneário Rincão — BV 46
- Barra Velha — BV 21
- Caçador — BV04
- Campo Belo do Sul — BV 40
- Concórdia — BV 06
- Corupá — BV 11
- Guaramirim — BV 14
- Ibirama — BV 10
- Ilhota — BV 39
- Indaial — BV 27
- Institucional
- Ipumirim — BV 16
- Irani — BV 22
- Itaiópolis — BV 20
- Jaguaruna — BV 41
- Jaraguá do Sul — BV 03
- ville — BV 01
- Lindóia do Sul — BV 23
- Lontras — BV 45
- Massaranduba — BV 29
- Navegantes — BV 33
- Operacional
- Pomerode — BV 18
- Presidente Getúlio — BV 37
- São Francisco do Sul — BV 07
- São João do Itaperiú — BV 43
- Schroeder — BV 42
- Sem categoria
- Treze Tílias — BV 17
- Vitor Meireles — BV 44